Eis um presente da Paróquia de São Gonçalo e São Veríssimo que gostaríamos de perpetuar, que foi o da recuperação das “pedras” que compõem tão belo templo, onde a comunidade cristã celebra a liturgia e se ativa a participação na comunhão batismal e eclesial.
Um processo que fica como memória pelos textos compilados e pelas fotos introduzidas, do durante e depois, onde não quisemos esgotar exaustivamente, mas oferecer um apontamento e novas perspetivas, que resultou neste belo livro, que sendo um registo histórico, aponta caminhos de participação e sinodalidade percorridos e futuros.
Este é seguramente um livro que os amarantinos quererão não somente ter em sua casa, mas também oferecer, como testemunho de uma igreja de materiais bela e artisticamente trabalhados e de filhos amados de Deus tocados pela Palavra e pela Eucaristia.
A apenas 17 anos de completar 500 anos da sua construção, esta Igreja de São Gonçalo viu ser feita a maior intervenção, recuperando-lhe a dignidade e conferindo-lhe atualidade, mantendo, deste modo, a sua vocação e missão.
Este livro estará disponível na portaria e cartório da Igreja de São Gonçalo.