Skip to main content
FIOMS em Amarante
Amarante integra o Festival Internacional de Órgão e Música Sacra

O Festival Internacional do Órgão e da Música Sacra tem como objetivo promover a riqueza cultural e histórica do órgão de tubos e da música sacra, proporcionando concertos de elevada qualidade artística em espaços de grande significado religioso e arquitetónico. O FIOMS mantém-se fiel à sua missão de incentivar o despertar de novos talentos através da criação e implementação de uma proposta de oferta cultural para a região que seja regular, bem articulada e sustentável.

O Festival Internacional do Órgão e da Música Sacra de 2024 (FIOMS 2024), nesta sua 4ª edição, celebra a arte do órgão e da música sacra em Portugal. De 19 de outubro a 1 de dezembro, serão realizados 38 concertos em 33 igrejas, distribuídas por 11 municípios do Grande Porto e região Norte, com uma programação de prestígio que reúne mais de 400 intérpretes, incluindo organistas, coros e orquestras de renome internacional. Todos os concertos são de entrada livre.

Em 2024 o FIOMS decorre em várias localidades do Grande Porto e região Norte e destaca-se pela diversidade dos locais e artistas envolvidos. Além do Porto, outras cidades como a Maia, Valongo, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Espinho, Vila do Conde, Amarante, Felgueiras, Oliveira de Azeméis e Arouca recebem vários concertos, ao longo de mais de um mês de festival. Com a participação de mais de 30 organistas de 10 países diferentes, o FIOMS 2024 apresenta-se como uma experiência enriquecedora para os amantes da música sacra e do órgão, oferecendo interpretações magistralmente executadas em igrejas históricas, cujo ambiente complementa a grandiosidade das composições.

Inserido numa região que acolhe mais de uma centena de órgãos de tubos, e o enorme potencial de desenvolvimento turístico da Área Metropolitana do Porto, o FIOMS contribuiu de maneira excecional para a afirmação da região não apenas a nível nacional, mas também internacionalmente.

 

Para Amarante está destinado o dia 23 de novembro, sábado:

16h00 – Antecoro da Igreja de São Gonçalo: Recital de Órgão (Samuel Pinto -PT)

17h00 – Igreja de São Domingos : Recital de Órgão (Tiago Ferreira – PT)

18h00 – Igreja de São Pedro: Recital de Órgão (Gregório Gomes – PT)

21h00 – Igreja de São Gonçalo: Concerto de Órgão (Sean Maxwell – EUA)

 

Pode aceder ao programa por aqui:

https://fioms.pt/wp-content/uploads/2024/10/Programa_IV_FIOMS.pdf

13-11-2024