Na celebração da eucaristia, que presidiu ao final da tarde de sábado na igreja de S. Gonçalo, em Amarante, D. Américo Aguiar, incentivando ao envolvimento de todos na JMJ, lembrou a hospitalidade, reconhecida em toda a parte, e que tão bem carateriza o povo português.
“Eles sabem que somos acolhedores, sabem da nossa fama, sabem da nossa gastronomia, sabem da nossa cultura e estão desejosos por vir ao nosso encontro”, comentou, realçando que este encontro de jovens, provenientes do mundo inteiro, precisa da colaboração de todos e torna-se imperativo que cada pessoa assuma como sua esta missão.
“Todos temos uma tarefa, todos temos uma missão a cumprir nesta JMJ e não podemos de modo nenhum vacilar”, acentuou.
“A JMJ de Lisboa vai ser uma jornada inesquecível, constituindo uma experiência única na vida. Façam caminho connosco, ajudem-nos como voluntários, como famílias de acolhimento, como mulheres e homens de oração”, apelou.
Ainda na homilia, D. Américo Aguiar desafiou os jovens a sonhar sem medo, a ousar arriscar e assumir um novo futuro.
“É preciso rasgar com aquilo que é costume, inovar e arriscar o que é diferente”, defendeu D. Américo Aguiar.
O Comité de Organização Vicarial de Amarante promoveu, na tarde deste sábado, um Pé d’Igreja em modo Peddy Paper pelas igrejas da cidade envolvendo a participação dos jovens na dinâmica de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude e que contou com a presença e participação especial de D. Américo Aguiar.
A iniciativa, que começou ao início da tarde na igreja S. Veríssimo, arrancou com uma animada conversa com o jovem padre Pedro Guimarães, superior geral em Portugal da Congregação da Missão – Vicentinos.
Durante o caminho pelas ruas de Amarante, com passagem pelas igrejas da cidade, os jovens tiveram a oportunidade de participar em dois encontros/ conversa. O primeiro aconteceu na igreja de S. Pedro, com o jovem médico Francisco Dias e Carlos Mendes, guarda prisional no Estabelecimento de Paços de Ferreira, que falou da experiência da construção dos confessionários para a JMJ naquela cadeia. O segundo foi na Igreja da Misericórdia e contou com a participação de Vítor Lemos, professor EMRC no Colégio de S. Gonçalo. Os jovens passaram ainda pela igreja de S. Domingos, com visita à sede COV na Varanda dos Reis e torre na igreja de S. Gonçalo.
A próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude vai decorrer em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto de 2023, antecedida das pré-jornadas nos chamados Dias nas Dioceses, de 26 a 31 de julho, e que permitirá uma experiência de fraternidade com jovens de todo o mundo nas diversas dioceses de Portugal.
As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo.