Skip to main content
Festa de São Gonçalo no primeiro aniversário da inauguração das obras na Igreja.

Passou já um ano da recuperação, restauro e valorização da Igreja de S. Gonçalo, num investimento superior a dois milhões de euros, tendo deixado este monumento nacional em condições condignas para receber os imensos paroquianos, peregrinos e turistas que nos visitaram. Foram contabilizadas mais de duzentas e cinquenta mil entradas na Igreja até ao dia 31 de dezembro de 2022, quando, no primeiro ano da sua abertura, não se esperava mais de cento e sessenta mil visitas.

No dia 10 de janeiro celebra-se o dia litúrgico de S. Gonçalo de Amarante. A sua comemoração, neste ano de 2023, constará de vários eventos. Desde logo, destaca-se a romagem de muitas crianças das escolas do 1º ciclo, que estão na cidade, visitando a igreja de S. Gonçalo durante o dia. Pretende-se dar a conhecer às crianças o padroeiro da cidade e suas lendas, as tradições da terra e sua cultura, a sua história e visitem a igreja agora recuperada. As crianças trarão seus cravos, quadras ou cânticos, visitando a pedra tumular na capela de S. Gonçalo e receberão das mãos do pároco os figos que é tradição dar nesta festa em janeiro.

Também associado a este dia, será lançado o livro “Breve Tratado da Vida e Milagres de S. Gonçalo de Amarante” de Frei Manuel Pereira do séc. XVII, agora editado pelo Centro de Estudos Amarantinos, que ocorrerá, nesse dia, nas instalações do Clube Amarantino, às 17h00.

Celebrar-se-á a Eucaristia com a comunidade às 21h00 e coroará este dia uma sessão de fogo de artifício, às 22h00.

No Domingo, dia 15, haverá uma arruada de bombos pelas ruas da cidade, celebrar-se-á a Eucaristia solene às 11h00 à qual presidirá o pároco da cidade, na qual se fará a bênção dos figos, que se hão-de entregar no final da mesma. Culminará com um almoço da comunidade no Centro Pastoral de Amarante.

Recordamos que no passado dia 10 de janeiro de 2022, a inauguração da Igreja de S. Gonçalo, que coincidiu com o dia litúrgico do padroeiro desta igreja, foi, devido às circunstâncias, mais reservada. Este ano espera-se que seja vivida em festa e alegria.

Proximamente, a Paróquia espera fazer a abertura do acesso à torre sineira, bem como de outros espaços restritos, procurando divulgar outras dependências menos visitadas, onde os turistas possam vislumbrar a privilegiada vista que se tem sobre a cidade, o convento e o rio Tâmega. Em breve também será tornada pública uma aplicação digital, criada a propósito, que servirá de apoio à visita da Igreja de S. Gonçalo. Poderá ainda visitar esta igreja online no sítio da paróquia de S. Gonçalo em: saogoncalo-amarante.pt

03-01-2023