Skip to main content
Religião
Retábulo de São Tiago

O apóstolo São Tiago, também conhecido como São Tiago Maior, nome dado para diferenciá-lo de Tiago Menor, filho de Alfeu. É conhecido como Santiago e Santiago de Compostela. A data é celebrada para relembrar a importante trajetória que São Tiago trilhou na caminhada com Jesus e, diante missão de anunciar o Evangelho em tempos de perseguição.

São Tiago é, de acordo com as Sagradas Escrituras, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Membro de uma família de pescadores, filho de Zebedeu e nasceu em Betsaida, às margens do Mar da Galileia. São Tiago e seu irmão João foram um dos primeiros discípulos chamados por Jesus. Ele e seu irmão não hesitaram em abandonar a barca e o pai para seguir Jesus. Logo, foram apelidados pelo próprio Jesus de Boanerges, que significa “Filhos do Trovão”, devido ao temperamento de ambos. São Tiago é citado no Novo Testamento sendo considerado um dos três apóstolos mais próximos de Jesus e o primeiro apóstolo mártir.

Essa proximidade dá-se pelo facto de São Tiago estar presente nos momentos mais importantes da vida de Jesus, como a ressurreição da filha de Jairo (Lucas 8,51), a cura da sogra de Pedro (Mc 1,29), a transfiguração no Monte Tabor (Mt 17,1) e a oração no jardim das Oliveiras, entre outros milagres e passagens da Ressurreição.

Após a ida de Jesus ao Pai e, após uma árdua evangelização missionária, segundo a narração dos Atos dos Apóstolos, São Tiago foi morto por ordem do rei Herodes Antipas, que mandou perseguir e matar alguns membros da Igreja. Ele foi flagelado e decapitado e, segundo a tradição, o corpo de São Tiago foi levado para a Espanha. No século IX, foi fundada uma cidade em sua homenagem, “Santiago de Compostela”. Atualmente, o local é considerado um dos principais lugares de peregrinação do mundo.

A Igreja de S. Gonçalo, faz parte de um dos ícones do “Caminho de Torres”, que vindo de Salamanca, passa por Amarante, a caminho de Braga e daí até Compostela. Na configuração da Igreja de S. Gonçalo, este altar encontra-se fronteiro à porta lateral que dá para a praça, sendo o primeiro altar que se vê ao entrar pela porta lateral desta igreja.

A Capela de São Tiago localiza-se na nave, no lado do Evangelho, da Igreja de S. Gonçalo de Amarante.

Toda a decoração deste retábulo se enquadra no estilo barroco nacional (séc. XVIII), correspondendo a um tipo de retábulo devocional a um único tema: a devoção a São Tiago.

Desta forma, o altar adquire uma composição unitária, sendo por um único corpo e um só tramo, apresentando na parte central uma imagem de grandes dimensões, neste caso uma escultura de vulto representando São Tiago, com os seus atributos habituais: peregrino com um longo manto e um chapéu de aba rematado por uma vieira, livro, cajado.

O barroco é caracterizado por uma exuberância espectacular, usando jogos de luz e cor e efeitos de movimento que envolvem e impressionam o espectador, exprimindo uma nova concepção cenográfica do espaço. Nos altares do século XVIII, a talha adquire uma maior dimensão e profundidade.

A sua decoração em talha dourada enquadra todas as características do estilo barroco:

– Grandes dimensões e profundidade;

– Variedade de baldaquinos e sanefas;

– Grande profusão decorativa e dinamismo das formas;

– Colunas torsas;

– Abundante decoração naturalista (folhas de acanto e de videira, caules, cachos de uvas, gavinhas, conchas, plumas, etc.) e figurativa (pequenos anjos, aves, etc) a revestir toda a estrutura.

Vós quisestes, Deus omnipotente,

que São Tiago fosse o primeiro dos Apóstolos

a dar a vida pelo Evangelho:

concedei à vossa Igreja

a graça de encontrar força no seu testemunho

e auxílio na sua protecção.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,

que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Fotos de quem nos visitou
symbols/atoms/1global/icons/image
0
Atualizado em 14/02/2023
Ponto adicionado ao roteiro “nome do roteiro”